Vamos falar um pouco do seguro de Automóveis e Motos?

Você sabe como o que contém e como é calculado seu seguro? Gostaríamos de passar por alguns tópicos que consideramos importantes na sua tomada de decisão, fazendo assim com que entenda as possíveis diferenças de preços e coberturas ao receber suas cotações.

Já conhece os termos e quer simular seu seguro? Clique aqui!

Principais termos e cláusulas utilizadas em seu seguro

  • Perfil do segurado e sua importância:

Muitas vezes nos deparamos com questionários extensos referente ao perfil do segurado e do motorista principal do veículo. Por mais que achemos isso cansativo, saiba que as respostas desse questionário podem garantir a você um preço muito mais justo a ser pago pelo seu seguro. Isso porque no questionário a seguradora busca minimizar o risco deste veículo se envolver em algum sinistro, baseada nas localidades onde o veículo trafega, a forma como é utilizado, quem são as pessoas que podem eventualmente fazer uso do mesmo, etc.  

Outro ponto importante é a veracidade dos dados utilizados no perfil. Ao aceitar a contratação do seguro o, o segurado garante que as informações prestadas sejam reais portanto, em caso de sinistro, a seguradora pode se utilizar destas informações para avaliar o pagamento ou não de eventuais indenizações.
 

Coberturas:

  • Compreensiva

É também chamada de cobertura Total, pois inclui os seguintes riscos: colisão, incêndio, roubo, furtos, queda de algum objeto sobre o veículo, alagamentos, danos causados por chuva, granizo ou vendaval, raio e etc.

  • Incêndio e Roubo

Esta variação atende apenas os riscos de incêndio, roubo ou furto total, sendo muito mais restritiva.

  • Responsabilidade Civil contra Terceiros (RCF – Responsabilidade Civil Facultativa)

Cobertura contratada para reembolsos de despesas relativas à bens ou pessoas (materiais ou corporais) em caso de sinistro envolvendo terceiros.

  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP)

Cobertura referente ao pagamento de indenizações referentes a acidentes causados aos passageiros do veículo assegurado, desde que de acordo com a finalidade definida para o veículo assegurado.

  • Franquia Obrigatória

Valor a ser pago quando da necessidade de utilização do seguro em sinistro do veículo. Nestes casos, havendo a necessidade de reparos no veículo a serem cobertos pelo seguro (em casos de acidentes)  o pagamento da franquia torna-se obrigatório.

 

Coberturas Adicionais: 

  • Assistência 24 horas

Esta cláusula é uma das mais importantes e utilizadas dos seguros de automóveis. Isso porque existem muitas variantes em sua contratação e, consequentemente, variação no valor a ser cobrado pelo seguro. As mais básicas podem ser gratuitas e garantirem socorro e assistência ao segurado desde que a chamada seja dentro de um raio de quilometragem a partir de seu endereço principal. 

Já nos casos de cláusulas mais completas pode-se contratar o serviço mesmo que sem limite de distância, garantindo assim cobertura em todo o território nacional. Além disso estas variantes podem incluir serviços á residência, atendimento a eletrodomésticos, abatimento de valores gastos em táxis, solicitação de motoristas em eventos que o segurado ingere bebidas alcoólicas e até serviços de chaveiros. Conheça bem o que está contratando pois isso pode ser muito útil a você e sua família.

  • Acessórios

Destinada a qualquer acessório instalado em seu veículo, desde que utilizadas em caráter permanente. Podem ser equipamentos audiovisuais, rodas, compartimentos extras para bagagens e etc. Nos casos de caminhões ainda podem ser incluídos nesta cláusula equipamentos como habitáculo, munk, carrocerias e plataformas entre outras.

  • Vidros, Faróis e Retrovisores

Esta cobertura deve ter atenção total do contratante para evitar surpresas quando houver necessidade de sua utilização. A maioria das seguradoras possuem pelo menos duas cláusulas de cobertura de vidros. 

A mais simples (e comumente gratuitas) normalmente cobrem apenas os vidros dianteiro e traseiro, não garantindo assim a reposição dos vidros laterais . 

Outro ponto importante é que em determinados casos as coberturas estendem-se aos espelhos retrovisores, faróis e lanternas, porém têm um custo adicional ao valor do seguro.

  • Carro Reserva

Cobertura contratada para utilização de um veículo alugado pela seguradora durante o conserto ou indisponibilidade do veículo assegurado. Esta cláusula pode ser oferecida pelas seguradoras de forma gratuita por um pequeno período mas é possível também contratar a cobertura por períodos mais extensos.

  • Valor de Novo

Esta cláusula garante aos assegurados de veículos 0Km uma indenização integral referente ao valor total e atualizado do bem assegurado. A cláusula determina que seja reembolsado ao segurado o valor de um veículo idêntico ao seu, porém baseado nos preços de aquisição do bem da data de pagamento da indenização, garantindo assim a compra de um veículo idêntico aos sinistrado.

 

Faça aqui sua simulação ou entre em contato e peça uma cotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *